Dois Pesos Duas Medidas?

De um lado a Prefeitura Municipal de Porto Alegre exige que os proprietários de imóveis removam os canteiros, floreiras e vasos da calçada, sob a alegação de que eles “impedem” o fluxo de pedestres, mesmo quando há mais de 1,5m de calçada em perfeitas condições para o uso de todos.

De outro lado os passeios públicos cuja manutenção é obrigação da Prefeitura estão no mais completo abandono: calçamento esburacado (quando existe!), calçadas estreitas demais com obstáculos que não permitem nem a passagem de um cadeirante, e a Prefeitura ainda dá permissão para carros estacionarem sobre a calçada. Confira no vídeo:

Parece que o verdadeiro negligente, que impede a circulação de pedestres e o coloca em risco é a própria prefeitura. Por que será que a SMOV não faz nada a respeito disso?

Assine nossa petição na barra à direita!

Anúncios

5 respostas em “Dois Pesos Duas Medidas?

  1. Em nome do Jornal Fala Bom Fim e da Associação dos Amigos do Bairo Bom Fim informamos que na próxima semana teremos uma audiência com a Secretária de Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Ana Pellini, quando trataremos do tema calçadas e canteiros no bairro Bom Fim e adjacentes. Também, que a orientação da prefeitura é a de que, caso o imóvel tenha sido notificado, específicamente no que se refere as floreiras, deve ser encaminhado o recurso diretamente na SMOV ou em comunicação pelo fone 156. Existe o compromisso do governo municipal de que nesses casos não haverá a cobrança de multa até que o debate tenha uma solução, que se encaminha positivamente para a regulamentação de medidas para floreiras que sejam condizentes dom a largura do passeio, entre outras questões de caráter técnico. Estamos avançando no sentido de que sejam permitidas, porém dentro de regramentos, também necessários para que não hajam abusos.

    • Oi Milton, obrigado por entrar em contato. Faz tempos que procuro o contato da Associação de Amigos do Bairro Bom Fim e não encontro nenhuma informação na internet.

      Gostaria de participar da associação e obter mais informações. Como se obtém mais informações a respeito?

  2. olá Marcelo! quero te dar os parabéns pelo blog e pelas informações aqui deixadas. também gostaria de te apoiar e dizer que é um absurdo essa história de canteiros e outras coisas que ajudam realmente a embelezar as nossas calçadas. Em contra partida, gostaria muuuito de saber se as mesas que são diariamente espalhadas em nossas calçadas por bares e restaurantes, também receberão suas devidas multas e solicitações de retiradas?! o mobiliário de bares e restaurantes tanto no bom fim, quanto no centro histórico, atrapalha muiito mais qualquer um que tente circular pelas calçadas (idosos, cadeirantes, carrinhos de bebê, deficientes visuais, e até mesmo se o caminhão dos bomberiros precisar por algum motivo subir na calçada… o tipo da coisa que só se pensa quando acontece!!!). Já fiz fotos, vídeos e etc sobre o assunto, mas parece que alguém está ganhando com isto. Então, já que cadeiras e mesas expostas em nossas calçadas “não atrapalham” a circulação (pelo menos é o que parece que pensam), o que dirá pequenos canteiros que deixam ainda mais alegre nossa cidade! um abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s